Chroma Key – O que deve e não deve fazer

Chroma Key – O que deve e não deve fazer

CHROMA KEY – O QUE DEVE E NÃO DEVE FAZER

Não use verde!

Isto aplica-se apenas se se estiver a usar Chroma-Key verde (côr do fundo). Se por acaso o Chroma-key for azul, nesse caso é azul que não deve usar. Mas usemos o verde como exemplo.

Se estiver a usar alguma peça de roupa verde ou mesmo algum acessório, no ecrã esse elemento aparecerá transparente. Por exemplo, se estiver a usar uma t-shirt com um desenho verde ao peito, em vez do desenho aparecerá um “buraco” onde se verá o background. Assustador, não é? 🙂

Como funciona o Chroma-Key?

Chroma-Key é o processo de gravação de uma pessoa ou objeto contra um fundo (verde ou azul), que depois pode ser substituído por outra imagem. O chroma-key facilita a adição de elementos gráficos ou animações para obter um efeito criativo, dinâmico e moderno. Os canais de televisão usam muito o chroma-key e é particularmente conhecido o seu uso nos programas de meteorologia.

Não esquecer:

Como removeremos todas as informações verdes da imagem, não use nada verde. Outras cores sólidas funcionam melhor.

Superfícies muito brilhantes, como cromados, madeira polida e vidro, tendem a reflectir, portanto, evite jóias brilhantes, sapatos polidos ou adereços brilhantes.

Roupa com riscas muito finas podem provocar “moiré”, evite esse tipo de padrões e se possível traga uma roupa alternativa.

Os cabelos soltos são sempre um problema na hora de afinar o Chroma-key em pós-produção. Use o seu gel ou outro produto que fixe o cabelo. No caso das senhoras, se gosta de usar o cabelo “apanhado”, esse é um momento ideal. 🙂