Dicas para ler no teleponto

Dicas para ler no teleponto

DICAS PARA LER NO TELEPONTO

Quando uma pessoa é obrigada a falar diretamente para a câmara, cartões de apoio ou outros auxiliares de memória não podem ser usados, pois a menor mudança na direcção do olhar pode ser bastante perceptível. Muitos guiões são demasiado longos para serem memorizados até mesmo para um actor muito experiente.

Um teleponto é um dispositivo simples que é instalado na frente de uma câmara para refletir o texto gerado pelo computador. O tipo de vidro usado e o ângulo em que está instalado o dispositivo, permite que o entrevistado possa ler o texto e manter o olhar directamente na câmara.

Ler o texto num teleponto exige alguma prática, mas seguindo algumas dicas simples, você parecerá tão natural quanto um apresentador do telejornal.

1. ENSAIE O GUIÃO COM ANTECEDÊNCIA

Você não precisa memorizar completamente o guião. Muito provavelmente pareceria mesmo que estava decorado e não é isso que se pretende. De qualquer forma, se estiver a ler pela primeira vez no teleponto, também é possível que isso também se perceba. Deixamos aqui 2 truques:

Dê outro uso ao espelho que tem em casa. Pratique as expressões em frente ao espelho. Não, isso não é ridículo. Actores e apresentadores de televisão também usam essa técnica!

Lembre-se de ensaiar em voz alta, o seu discurso variará de duração de acordo com a projecção da voz. Ler silenciosamente não basta! Este também é um bom momento para verificar quaisquer pronúncias ou frases difíceis. Anote ou altere o que achar por bem.

2. PRATIQUE COM O TELEPONTO

No dia da gravação ensaie com o operador de teleponto, enquanto a equipa termina os ajustes de iluminação e som.

3. ALTERE O GUIÃO À SUA MANEIRA

Se acha que o guião não está de acordo com o seu discurso, que não se identifica com as expressões ou palavras usadas, altere à sua maneira. O software do teleponto é semelhante a um processador de texto convencional e muito fácil de alterar o texto. O importante é que o seu discurso seja natural.

4. É VOCÊ QUE DEFINE O RITMO

O operador de teleponto fará ajustes para corresponder à sua velocidade de fala, por isso não sinta a necessidade de acelerar ou desacelerar em resposta à velocidade do texto.

5. SEJA VOCÊ MESMO!

E lembre-se de usar pausas, inflexões e linguagem corporal.