27 Mar Dicas para ler no teleponto
Quando uma pessoa é obrigada a falar diretamente para a câmara, cartões de apoio ou outros auxiliares de memória não podem ser usados, pois a menor mudança na linha do olhar pode ser bastante perceptível. Muitos guiões são demasiado longos para serem memorizados até mesmo para um profissional muito experiente.
Um teleponto é um dispositivo simples que é instalado na frente de uma câmara para refletir o texto gerado pelo computador. O tipo de vidro usado e o ângulo em que está instalado, permite que o entrevistado possa ler o texto e manter o olhar diretamente na câmara.
Ler o texto num teleponto exige alguma prática, mas seguindo algumas dicas simples, você parecerá tão natural quanto um apresentador do telejornal.
1. ENSAIE O GUIÃO COM ANTECEDÊNCIA
Você não precisa de memorizar completamente o guião. Muito provavelmente pareceria mesmo que estava decorado e não é isso que se pretende. De qualquer forma, se estiver a ler pela primeira vez no teleponto, também é possível que isso também se perceba. Deixamos aqui 2 truques:
- Dê outro uso ao espelho que tem em casa. Pratique as expressões em frente ao espelho. Não, isso não é ridículo. Atores e apresentadores de televisão também usam essa técnica!
- Lembre-se de ensaiar em voz alta; o seu discurso variará de duração de acordo com a projecção da voz. Ler silenciosamente não basta! Este também é um bom momento para verificar quaisquer pronúncias ou frases difíceis. Anote ou altere o que achar por bem.
2. PRATIQUE COM O TELEPONTO
No dia da gravação ensaie com o operador de teleponto, enquanto a equipa termina os ajustes de iluminação e som.
3. ALTERE O GUIÃO À SUA MANEIRA
Se acha que o guião não está de acordo com o seu discurso, que não se identifica com as expressões ou palavras usadas, altere à sua maneira. O software do teleponto é semelhante a um processador de texto convencional e é muito fácil de alterar o texto. O importante é que o seu discurso seja natural.
4. É VOCÊ QUE DEFINE O RITMO
O operador de teleponto fará ajustes para corresponder à sua velocidade de fala, por isso não sinta a necessidade de acelerar ou desacelerar em resposta à velocidade do texto.
5. SEJA VOCÊ MESMO!
… E lembre-se de usar pausas, inflexões e linguagem corporal.